Notícias

Instituto Valentim realiza prevenção do câncer na Associação dos "perueiros"

Texto e fotos: Analu Braggio 

          No dia 18 de agosto, o Instituto Valentim realizou 97 exames de prevenção do câncer de boca e de laringe na Associação Paulistana de Condutores de Transporte Complementar, na zona leste de São Paulo (Rua Joaquim Marra, 1.783, Vila Matilde). 

           O evento foi organizado pelo Diretor de Relações Públicas da Associação, Maurício Henrique dos Santos, tendo em vista as melhorias que o órgão poderia oferecer aos funcionários. "Eu acompanho os motoristas e o trabalho deles. Vejo que eles passam nervoso, que têm problemas financeiros e sociais. Então, quando eu conheci o seu Arnaldo e, por meio dele, o Instituto Valentim, pensei em fazer algo pela saúde dos associados e funcionários.", explicou Santos. 

        Segundo o Diretor de Relações Públicas, o "exame de prevenção de câncer foi pioneiro na Associação", pois pretende organizar outras campanhas na Associação, como para exames de visão, de diabetes, de pressão arterial, etc.

           Para Paulo Corvo, diretor de consórcio, o evento do Instituto Valentim também foi positivo: "Achei muito interessante a ideia e gostaria que houvesse mais ônibus como esse, também com exames em outras especialidades. E esse exame de prevenção de câncer, todos deveriam fazer.", enfatizou.  

Bastidores: Quase que o evento não acontece 

          Cerca de uma hora antes do início do evento "arriou" a bateria do ônibus. O Dr. Paulo Valentim e a equipe de voluntários do Instituto tiveram de "correr" para comprar uma bateria nova e para abastecer o ônibus.

          Vale lembrar que gastos como esses são onerosos, pois a ONG depende de doações para se manter e continuar fazendo o seu trabalho.

          Acesse o link DOAÇÕES e veja como é possível ajudar o Instituto.


 

Instituto Valentim realiza evento na Creche da Tia Lourdes

 Texto e fotos: Analu Braggio

 

          O Instituto Valentim esteve no dia 17 de julho na Creche “da Tia Lourdes” (Creche Imaculada Coração de Maria), no Jardim Princesa, zona norte de São Paulo, para realizar exames de prevenção de câncer de boca e laringe em jovens, adultos e idosos da comunidade local. O cirurgião oncologista Dr. Paulo Valentim, junto com uma equipe de voluntários, realizou durante o evento 75 videolaringoscopias.

          Na ocasião dois pacientes foram diagnosticados com suspeita de câncer de laringe. Portanto, como é de praxe, o Instituto Valentim entregou-lhes um encaminhamento para o Instituto do Câncer “Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho”, a fim de que fosse feita uma avaliação minuciosa dos casos e, se necessário, os pacientes pudessem ser tratados e operados no referido hospital pelo SUS. 

 

          O evento promovido pela Creche “da Tia Lourdes” teve caráter multidisciplinar. Enquanto o Instituto Valentim realizava os exames no ambulatório móvel, profissionais de outras áreas – oftalmologistas, dermatologistas, advogados e enfermeiras – também atendiam a população de forma voluntária e gratuita, nas salas da creche.

Evento de posse 

          No período da manhã, houve ainda, na Creche da Imaculada Coração de Maria, uma cerimônia de posse da nova presidência do Núcleo Rotariano de Desenvolvimento Comunitário “Gente que Faz”, projeto social desenvolvido em parceria com o Rotary Clube São Paulo – Santana. Maria de Lourdes dos Santos Silva (a “Tia Lourdes”) foi empossada a nova presidente para 2010/2011. 

          O Dr. Paulo Valentim participou da cerimônia e foi citado como um dos parceiros mais ativos do NRDC. Como sinal desta parceria, foi condecorado com um broche do Núcleo.

 

 

 
Visitante Nº:

Redes Sociais